A Associação Beneficente Semear, atualmente Instituto Semear, foi fundada em 11 de abril de 2002, após avaliação de um grupo de voluntários da Igreja Batista El Shaddai que ao desenvolver trabalho social nas ocupações Parque universal e Francisco Amaral, Região Norte de campinas, observou necessidade de intervenção devida a vulnerabilidade das famílias, e risco às crianças e adolescentes que permaneciam muito tempo na rua.

No terceiro ano de trabalho, conseguiu inscrição junto a Prefeitura Municipal de Campinas, no Conselho Municipal de Assistência Social, o que proporcionou o recebimento de um valor de subvenção para auxiliar no desenvolvimento das atividades e manutenção da Instituição.

Em 2005 iniciou-se o Programa PAIF (Potencialização do Serviço de proteção Integral à Família), este sendo cofinanciado pela Prefeitura Municipal de Campinas, através da Secretaria de Cidadania, Assistência e Inclusão Social.

A partir do cofinanciamento da Prefeitura, somado à doação que algumas empresas fizeram de 1% do seu Imposto de Renda, tornou-se possível a construção de sede própria no final do ano de 2006.

Em 2009 foi oferecida à Associação Beneficente Semear a administração da “Casa da Cidadania”, espaço de atendimento à população em situação de rua do município de Campinas, iniciando assim mais um trabalho.

Em 2010, a Instituição começou a atuar também junto à população do Residencial Vila Olímpia. Após seleção pública, a Instituição recebeu recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente para construção de uma Unidade no bairro, a qual atende hoje 300 crianças, adolescentes e jovens, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Em 2015, o Instituto Semear firmou parceria com o Instituto Augusto Cury, por meio da Escola da Inteligência, e tem sido pioneiro no município a oferecer a Escola da Inteligência em um serviço do Terceiro Setor. Adotou como metodologia de trabalho a Teoria Multifocal, criada pelo Dr. Augusto Cury, qual tem como objetivo desenvolver as habilidades socioemocionais dos indivíduos, através do trabalho preventivo e proativo, pautando assim na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades dos usuários, alcançando alternativas emancipatórias para o enfretamento das vulnerabilidades sociais das regiões onde atua.

O trabalho desenvolvido pelo Instituto Semear tem colhido bons frutos, resultado que se dá pelas parcerias com empresas, assim como recebimento de recursos para melhoria e manutenção na qualidade do atendimento oferecido pela Instituição.