O Instituto Semear

A Associação Beneficente Semear, atualmente Instituto Semear, foi fundada em 11 de abril de 2002, após avaliação de um grupo de voluntários da Igreja Batista El Shaddai que ao desenvolver trabalho social nas ocupações Parque universal e Francisco Amaral, Região Norte de campinas, observou necessidade de intervenção devida a vulnerabilidade das famílias, e risco às crianças e adolescentes que permaneciam muito tempo na rua. No terceiro ano de trabalho, conseguiu inscrição junto a Prefeitura Municipal de Campinas, no Conselho Municipal de Assistência Social, o que proporcionou o recebimento de um valor de subvenção para auxiliar no desenvolvimento das atividades e manutenção do Instituto. O trabalho desenvolvido pelo Instituto Semear tem colhido bons frutos, resultado que se dá pelas parcerias com empresas, assim como recebimento de recursos para melhoria e manutenção na qualidade do atendimento oferecido pelo Instituto. O planejamento das atividades segue os três eixos orientadores do SCFV, sendo: convivência social; direito de ser e participação social.

 

Nossa Missão

Nossa Missão

Prestar assistência integral a crianças, adolescentes, jovens e familiares, sem distinção quanto à raça, cor, condição social, credo político ou religioso. Criando condições de desenvolvimento com ações socioeducativas, culturais e esportivas, em conformidade com ECA, PNAS, SUAS, LOAS no município de Campinas.

 

Nossa Visão

Crianças, adolescentes e jovens emocionalmente fortalecidos, líderes de si, com repertório ampliado e valores sólidos para enfrentar os desafios da vida moderna.

 

Nossos Valores

Cristãos; Amor ao Próximo; Respeito Mútuo; Honestidade; Solidariedade; Competência; Construção em Grupo.

Nossa Metodologia

Desde 2015, ano em que o Instituto Semear firmou parceria com o Instituto Augusto Cury, por meio da Escola da Inteligência, têm sido pioneiro no município a oferecer a Escola da Inteligência em um serviço do Terceiro Setor.

Adotou como metodologia de trabalho a Teoria Multifocal, criada pelo Dr. Augusto Cury, qual tem como objetivo desenvolver as habilidades socioemocionais dos indivíduos, através do trabalho preventivo e proativo, pautando assim na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades dos usuários, alcançando alternativas emancipatórias para o enfretamento das vulnerabilidades sociais dessa região.